Arquivo do blog

O Movimento Mobiliza UEG consiste num movimento unificado de professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Universidade Estadual de Goiás, espontâneo, independente, não institucionalizado, não hierarquizado e que adota como estratégia de atuação a ação direta. Seu objetivo é intervir no processo de construção da UEG com a finalidade de torná-la, de fato, uma universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, capaz de cumprir o seu papel enquanto instituição de educação superior, produtora e socializadora de conhecimentos que contribuam para o bem-estar da sociedade goiana, em particular, da sociedade brasileira, em geral, e, quiçá, de toda a humanidade, primando pela qualidade reconhecida social e academicamente.

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, 5 de maio de 2016

MOBILIZAÇÃO CONTRA A TOCHA OLÍMPICA E CONTRA A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA UEG



 A CHAMA DA LUTA NUNCA SE APAGA: ABAIXO A TOCHA E A RESOLUÇÃO CsU N°01/2015

Na chegada da tocha olímpica em Goiânia houve protesto e mobilização de estudantes e professores da UEG no centro da cidade. Com os dizeres "Olimpíadas para quem?", "Cadê a Reforma da ESEFFEGO?" e "Abaixo a Resolução CsU 01/2015" escritos em grandes faixas, o movimento mobiliza UEG protagonizou o ato de protesto na recepção da tocha olímpica na capital. 


Estudantes e professores da UEG no ato contra o revezamento da tocha olímpica em Goiânia

Enquanto os políticos realizavam o protocolo de recepção da chama olímpica na cidade, ouviam protestos, gritos e palavras de ordem nos megafones dos manifestastes. Faixas, cartazes e gritos acompanhavam a trajetória dos primeiros metros da tocha em solo goianiense. O horário de chegada da tocha olímpica fora retardado em virtude da agenda de mobilização contra a tocha.


A grande contradição: a ESEFFEGO e o esporte espetáculo dos jogos olímpicos

Os atletas que transportavam a tocha ficaram assustados e constrangidos com as vaias, gritos, faixas e cartazes no meio do caminho da tocha. O prefeito Paulo Garcia (PT) foi obrigado a mudar o local programado de recebimento da tocha, pois a entrada principal da Câmara Municipal estava totalmente ocupada pelos manifestantes, faixas e cartazes. (veja videos abaixo)




A grande pauta da luta, além de protestar contra o esporte espetáculo e a mercadorização da cultura desportista promovida pelos jogos olímpicos, foi também publicizar a intensificação do trabalho docente na Universidade Estadual de Goiás, através da resolução CsU Nº01/2015 que aumentou a carga horária docente de 08h/semana para 12h/semana sem o respectivo aumento salarial.
A chama olímpica vai se apagar, mas o fogo da luta há de durar para sempre, pois a luta continua.
Que Comecem os Jogos! Mobiliza UEG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário